Eureka descobri a droga da felicidade, #soquenao
Não descobri, mas digamos que essa droga (medicamento) terá um longo processo de avaliação antes de entrar no mercado. “São rigorosos estudos que podem durar anos”.
Chamamos este processo de Estudo clínico ou Pesquisa Clínica.
Mas o que é a Pesquisa Clínica?
A Pesquisa Clínica, Estudo Clínico ou Ensaio Clínico é uma gama de processos que são realizados para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos. Temos assim a procura de alternativas terapêuticas para uma determinada doença.
Vamos entender aqui o passo a passo desses processos antes do novo medicamento entrar no mercado, são eles:
· Estudos Pré-Clínicos: São estudos de testes feitos em animais (Exemplo: ratos, camundongos e coelhos). São avaliados efeitos tóxicos e gerais do produto a virar medicamento.
· Estudos Clínicos de Fase 1: Esta etapa é feita com uma população pequena de voluntários saudáveis. O objetivo é entender se o produto terá em humanos os mesmos efeitos observados em animais.
· Estudos Clínicos de Fase 2: Aumenta-se a população que participa do estudo e avalia a reação de pessoas que têm a doença-alvo que irão utilizar o medicamento em questão. Nessa etapa, são avaliadas as reações adversas, dose a ser administrada, perfil de segurança, apresentação e via de administração. Chamado também de Estudo Terapêutico Piloto, ou Profilático de Exploração.
· Estudos Clínicos de Fase 3: É aplicada a comparação entre os efeitos do medicamento estudado com outros medicamentos de mesma ação. É avaliado o risco/benefício do princípio ativo e o medicamento já é finalizado. Mas isto somente após sua investigação com um número maior de pessoas avaliadas. Todos os documentos e informações são encaminhados para ANVISA, que aprova ou não a comercialização do medicamento. Também é chamado de Estudo Terapêutico Ampliado, ou Profilático Confirmatório.
· Estudos Clínicos de Fase 4: Esta etapa acontece quando o medicamento já está no mercado. É feita a avaliação contínua de possíveis efeitos adversos que os pacientes possam ainda apresentar.
Podemos entender que todos estes processos são demorados, complexos e de alto custo. Podendo chegar na casa de bilhões de dólares.
Gostou da explicação?
Me siga no Instagram @gabrielcdec
Gabriel Costa de Carvalho
Comments