Você sabe o que é Biobanco?
Introdução
A palavra Biobanco embora seja desconhecida para alguns tem um enorme impacto para a ciência. Nada mais é que uma rede de armazenamento de material biológico humano. “Mas fique tranquilo!” Todo material é obtido diretamente de indivíduos que concordam em fornecer suas amostras para finalidade exclusiva de pesquisa.
O material, na qual podemos chamar de amostra, é fornecida pelo doador e fica armazenada nesta rede (geralmente dentro de freezers com baixas temperaturas, que chegam a -80 graus Celsius). Uma vez armazenada, a amostra fica a acessível à comunidade científica que as poderá utilizar em projetos de investigação. Assim, os pesquisadores podem compreender melhor uma doença rara por exemplo e estudar a criação de novos tratamentos.
Quais tipos de materiais podem ser armazenados?
Os materiais biológicos podem ser vários: células, plasmam, soro, DNA, osso, dente, tecidos em geral, órgãos... Todo material pode ser fracionado e a identidade do doador fica bem preservada. Todas as informações de dados pessoais, dados clínicos e patológicos são guardadas com extrema confidencialidade. A garantia do bom uso das amostras e das informações são relevantes para qualquer biobanco.
Existem biobancos no Brasil?
Sim, não só no Brasil como em vários locais do mundo, inclusive na Antártida. Só os EUA possuem 169 biobancos registrados e países que compreendem a África e Ásia também procuraram construir seus próprios biobancos com excelência. Um dos maiores biobancos do mundo está localizado na Ásia, o Japan Biobank, que possui uma grande variedade de amostras de DNA e soro, além de análises genômicas disponíveis para pesquisa. Outro grande repositório é o EuroBioBank da Europa, que abriga milhares de tecidos, DNA e células de doenças raras.
O que podemos concluir disso tudo?
Os biobancos ajudam os pesquisadores a terem acesso a vários tipos de materiais biológicos de origem humana, isso pode potencializar o desenvolvimento de projetos científicos.
Fontes..
CHEN, H., PANG, T. A call for global governance of biobanks. Bull World Health Organ, v.93, p.113-117, 2015.
Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde.
https://plataformabrasil.saude.gov.br/ resoluções e normativas
Autor – Gabriel Costa de Carvalho
Comments