top of page
Buscar
Foto do escritorgabrielbiomed

Hepatite aguda infantil, entenda o que está acontecendo

Atualizado: 13 de set. de 2022

Por: Gabriel Costa de Carvalho


O que é a hepatite aguda?

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode aparecer de forma repentina e ocasionada por diversos fatores como intoxicação por álcool e medicamentos, doenças autoimunes e infecções. Os agentes infecciosos mais frequentes são os vírus causadores da hepatite A, B, C, D e E.


Como começou o novo surto de hepatite aguda e por que é preocupante?

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto iniciou no Reino Unido e atualmente diversos países, incluindo o Brasil, reportaram o aparecimento de novos casos.

A preocupação se agravou na comunidade médica e científica com o aumento de casos incomuns em crianças que não estavam infectadas com qualquer um dos vírus que normalmente causam a hepatite.






Existe a relação da vacina contra a COVID-19? O que está sendo investigado?

Até o momento a maioria das crianças que tiveram a hepatite aguda não haviam tomado a vacina contra a COVID-19 e até hoje esta relação foi descartada.

A hipótese investigada inicialmente é a associação dos casos em crianças que estavam infectadas com o adenovírus, vírus que normalmente causam doenças respiratórias, como resfriado. Porém apenas parte das crianças afetadas tinham o diagnóstico do adenovírus. Além disso, também está sendo avaliada a participação do Sars-coV-2 em crianças que tiveram o quadro de hepatite aguda, seja naquelas infectadas ou que já possuem anticorpos.


Como proteger o seu filho?

Observar se a criança apresenta icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele) e outros sintomas como vômito, diarreia, for abdominal, urina escura, febre e fadiga. O responsável deve buscar ajuda em um pronto atendimento médico mais próximo.

Para se prevenir é recomendado que todos continuem a tomar medidas básicas de higiene - iguais aquelas que aprendemos na pandemia de COVID-19. Lavar sempre as mãos e ao tossir e espirrar cobrir boca e nariz.


O que as autoridades precisam para evitar a propagação da doença?

É recomendado o monitoramento de novos casos e prestar apoio, informando a população sobre as medidas de cuidado.




2) MARSH, Kimberly et al. Investigation into cases of hepatitis of unknown aetiology among young children, Scotland, 1 January 2022 to 12 April 2022. Eurosurveillance, v. 27, n. 15, p. 2200318, 2022.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page