O cientista de dados trabalha com muitas habilidades para analisar, organizar dados e resolver problemas de negócios.
Como um cientista de dados atua nesta área?
Um profissional nesta área ajuda a prever tendências, observar padrões para construção de modelos matemáticos. Por exemplo: Imagine que em um laboratório um grupo de pessoas com um padrão de cor de pele “X” apresente um nível mais elevado de colesterol no sangue do que pessoas com um padrão de cor de pele “Y”. No entanto essas diferenças só ocorrem nas épocas do ano mais frias. Podemos entender que existe um resultado diagnóstico diferencial quando essas variáveis: cor de pele, época do ano e resultado de colesterol é aplicado nestes grupos específicos de pessoas. Temos aí um exemplo de medicina personalizada que percebe, antecede alguns padrões de algoritmos e entende que nem todo mundo é igual.
Quais ferramentas e habilidades um cientista de dados utiliza?
Criatividade e curiosidade, sem estas características fica difícil de saber onde quer chegar e responder perguntas onde ninguém havia pensado antes. Os cientistas de dados também precisam de um conhecimento aprofundado no negócio a trabalhar.
O profissional nesta área pode ser considerado um estrategista quando consegue reportar claramente os resultados das análises para sua equipe. É necessário ter conhecimento de lógica, sabe lidar com números e gostar de trabalhar com computadores.
Por que o papel dos cientistas de dados na pesquisa biomédica é tão importante?
Para uma empresa, um cientista de dados é uma peça fundamental. Eles observam informações cruciais e fazem previsões que podem salvar ou até expandir um negócio.
Dicas são importantes para aprendizado nesta área:
· Matemática, em particular estatística.
· Codificação.
· Entender sobre Excel
· Bancos de dados.
Muitas habilidades só aparecem quando realmente estamos praticando!
Os desafios de cada projeto são únicos e também fazem parte do crescimento nesta área.
Gostou desta dica? Compartilhe e me siga no Instagram @gabrielcdec para mais dicas assim!
Um Abraço,
Gabriel Costa de Carvalho
Commentaires