Internet of Things (IoT) (em inglês) ou Internet das coisas (em português) se refere à habilidade de diversos objetos em estabelecer suas conexões com a internet. Isso inclui desde eletrodomésticos até carros.
Exemplos de uso:
· Smart TVs, smartphones e fones de ouvido: Quem já usou a voz para programar o horário do despertador celular? Já usou o google para perguntar sobre algo que não sabia?
· Smartwatches: Hoje, os relógios deste tipo coletam informações médicas, como pressão sanguínea e frequência cardíaca, que podem acionar diretamente seu médico ou hospital mais próximo em caso de infarto por exemplo.
· Sensores de agricultura: A IoT ajuda no monitoramento da temperatura, umidade do solo e do ar, ativando automaticamente os sistemas de irrigação, quando necessário.
Quais tecnologias oferecem um maior potencial para a IoT?
Embora o conceito de IoT exista há algum tempo, avanços tecnológicos tornaram a ideia mais viável, veja a seguir como isso foi possível:
· Conectividade. A Internet facilitou a conexão de sensores à nuvem e a outras coisas para transferência eficiente de dados. Dessa forma, com o 5G podemos explorar aplicações de big data, automação, robotização, inteligência artificial, computação em nuvem, permitindo que máquinas “conversem” entre si e sejam controladas remotamente.
· Machine learning. Além do acesso a quantidades grandes e variadas de dados armazenados na nuvem, as empresas podem obter insights de maneira mais rápida e fácil. Veja meu post sobre este assunto de forma mais detalhada aqui.
· Inteligência artificial (IA). Os avanços nas redes neurais trouxeram o NLP (natural-language processing, processamento de linguagem natural) aos dispositivos de IoT (como assistentes pessoais digitais Alexa, Cortana e Siri) e os tornaram atraentes, acessíveis e viáveis para uso doméstico.
· Além disso, os sensores de baixo custo, mais acessíveis e confiáveis estão possibilitando a tecnologia IoT para mais fabricantes.
Em conclusão, os aparelhos IoT é uma realidade presente em nosso cotidiano, que incluem desde fones de ouvidos até equipamentos que permitem a automatização de processos em casa e empresas.
Gostou deste post?
Lembra de mais alguma aplicação de IoT?
Deixe aqui nos comentários e me siga em minhas redes sociais
Youtube
Gabriel Costa de Carvalho
Kommentare