O metaverso é a grande aposta das big techs para o futuro da Internet. A proposta de combinar realidade virtual e aumentada em um ambiente 3D ganhou ainda mais força desde que o Facebook mudou seu nome para Meta e anunciou planos de investir nesse mundo virtual. Apesar de o metaverso idealizado pela empresa de Zuckerberg e outras grandes companhias ainda estar em desenvolvimento, é possível acessar "versões emergentes" desse mundo virtual por meio de algumas plataformas que propõem experiências online imersivas.
Jogos como Roblox e Second Life são bons exemplos para entender como o metaverso vai funcionar . Outras plataformas, como Mesh, da Microsoft, e Horizon Worlds, da Meta, permitem até mesmo realizar reuniões e encontros com os amigos.
Roblox é uma plataforma gratuita para a criação de jogos em 3D. Por meio das experiências, como são chamados os jogos criados pelos desenvolvedores, os usuários podem navegar por diversos mundos, cidades e mapas. As possibilidades dentro do jogo são quase ilimitadas, e é possível usar desde simuladores de voo até mapas e recursos que refletem uma vida mais cotidiana, com opções de trabalho e uma economia própria.
Além disso, segundo dados da Roblox Corporation, o jogo conta com uma base de 29,1 milhões de desenvolvedores e cerca de 11,1 milhões de experiências disponíveis. O game oferece suporte para computadores com sistemas Windows e Mac, e celulares Android e iPhone (iOS). É possível fazer o download do Launcher do Roblox por meio do seu site oficial (roblox.com), da App Store ou da Google Play Store.
Voltado para o mercado de trabalho, o Microsoft Mesh For Teams permite promover reuniões e encontros em realidade aumentada, fornecendo recursos como hologramas e avatares 3D. Para acessar o ambiente Mesh é necessário fazer um cadastro no Microsoft Teams e ter o HoloLens 2, óculos de realidade aumentada da Microsoft.
Gostou?
Comments